Estudar Direito no Brasil, uma comparação.


Entrei na faculdade de direito há pouco tempo e estou vendo diferenças marcantes entre o ensino de direito na Holanda e aqui no brasil. A primeira diferença enorme é a carga horário, sendo no Brasil em torno de 3700 horas. Um curso de direito na holanda, quinze anos atras mas isso não mudou muito, era dividido em 8 blocos de 21 pontos, ou seja, 8 semestres ou 4 anos. Um “ponto” é definido como:

  • 1 aula tipo palestre de 2 horas
  • 1 aula de discussao de 2 horas
  • 250 páginas para estudo
  • total de 40 horas de estudo

Assim a carga horário chega a 6700 horas, quase o dobro daqui, com um total de 42000 páginas para estudar. Além disso, matérias como “Direito Cívil” não é dividido em 6 blocos. É dado durante 2 semestres com direito a uma única prova no final do segundo semestre sobre a matéria toda.

Como, na Holanda, a universidade é considerado “educação científica”, não há lugar nas cursos de direito ou qualquer outra matéria para estágio e “atividades complementáres”. O titulo obtido em qualquer curso após estes 4 anos, ainda hoje, é de mestre. Ultimamente a lei de educação científico foi alterado para que os cursos fossem mais “reconhecivel”. Hoje em dia, após o terceiro ano, o aluno obtem o titulo de bacharel, mas isso não é a conclusão do curso. O quarto ano e obrigatório.

Para se tornar advogado, o mestre de direito precisa, após concluir o curso fazer dois anos de estágio em um escritorio de advogacia. Não há exame de Ordem.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s