Blogs de direito mal para a doutrina


Achei uma matéria interessante do Brian Leiter, professor de Filosofia de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Texas aonde ele disse que blogs de direito fazem mal ao doutrina. De acordo com Leiter, blogs sobre direito fazem mal para a doutrina por ofuscar a experiência e conhecimento dos doutrinadores mais experiente.

Leiter diferencia entre blogs e outros servicos da internet, pois combina três carateristicas: são públicos; não são mediados, como o maior parte do conteúdo na internet; são normativos. Nestes carateristicas ele foca na parte de “mediação”, que seria a definição do valor científico do conteúdo. Os mediadores comuns, pelo menos no Brasil seriam os professores de direito nas faculdades, os mestres e os doutores.

Os blogs de direito são especificamente suceptivel por causa da interesse no direito e podem se considerados “fontes” para jornalistas. Qualquer um pode colocar a sua opinião sobre o direito no seu blog que pode ser lido por milhares de pessoas. Este opinião pode ser confuso e até completamente errado. É justamente isso que os blogs fazem: publicar opiniões, geralmente de senso commun. Estes opiniões podem ser amplificados em outros blogs e por ae vai. Isso pode ser chamado de “Availability Cascade”.

A matéria é bastante interessante e pode ser achado aqui:

http://yalelawjournal.org/2006/09/20/leiter.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Blogs de direito mal para a doutrina

  1. Didi disse:

    Será que são mesmo ameaças para as doutrinas???
    Não vejo como achar ruim um blog de Direito…

  2. svencarioca disse:

    O que ele diz é que o blog é uma forma de publicação sem ser mediado. Como se trata de opiniões e geralmente não de artigos scientificos, para o leigo é facil de pensar que aquilo que está no blog faz parte da doutrina. Para quem estuda ou estudou direito é mais facil de verificar o valor jurídico de cada matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s