O primeiro divórcio do Brasil


Muitas pensam que o divorcio somente foi introduzido no ordenamento jurídico brasileiro em dezembro de 1977 mas estão enganados. Já houve divorcio anteriormente.

Nos anos da ditadura de Getulio Vargas já houve divorcio no Brasil. Nesta época Vargas era grande amigo da Isabel Modesto Leal, neta e herdeira do Conde Modesto Leal e se hospedava muitas vezes na Fazenda Ponte alta em Barra do Piraí, propriedade do conde, para churrascos políticos.

A Isabel era mulher casado mas havia se apaixonado pelo então administrador da Fazendo. Ela pediu Vargas se não tivesse uma forma de resolver o problema do seu casamento uma vez que gostaria de casar-se novamente com seu novo amor. A filha do Vargas encontrava-se na mesma situação que Isabel e assim concordou. Vargas, ja que governava por decreto, baixou um decreto abrindo a semana de divorcio para que ambos poderiam resolver seu problema. Baixou outro decreto semana depois para revogar o decreto.

Anúncios
Esse post foi publicado em Direito Civil, Familia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O primeiro divórcio do Brasil

  1. Marcondes Franco da Silva disse:

    Qual foi o casal que primeiro se beneficiou deste decreto. Consta, em livros de direito, que teria sido uma Senhora Otília Matos Monteiro, da cidade mineira de Dores do Indaiá. Há um fundo de verdade nesta revelação?

  2. – Isto não é apenas mais uma lenda na História do Direito de Família do Brasil. – E é facilmente comprovável. TEntaremos uma certidão de casamento da referida senhora junto ao Cartõrio do REgistro Civil daquela cidade, que é berço da cultura mineira. E, não por acaso, é também a ter ra natal do famoso ex-MINISTRO da Justiça de Getúlio Vargas, Dr. Francisco Campos, profundo conhecedor do idioma alemão. Foi dele grande parte da Constituição de l937, a chamada Pola- ca, inspirada no regime nazista de Adolf Hítler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s