Missão dada é missão cumprida!


Mário Sérgio Duarte e Capitão NascimentoEste semana vimos a verdade atrás esta frase do Capitão Nascimento. Alias, parece que Wagner Moura modelou o Capitão Nascimento através do Coronel Mário Sergio Duarte. Até se parecem pelo jeito que falam.

 

A policia, liderada pela BOPE tomou duas das maiores redutos do tráfico de drogas do Rio de Janeiro. Liberou quase quatrocentos mil pessoas diretamente da opressão do crime organizada que se provou bem menos organizado do que imaginamos. Algumas conseguiram fugir, mas até agora já tem uns 200 prisões efetuadas.

Outra conclusão que podemos tomar é que não sobrou muito do CV. Toneladas e toneladas de drogas e centenas de armas foram apreendidas. Nos outros favelas da mesma facção o preço da droga pulou de R$ 300 por kilo para R$ 650. Os traficantes de Paraguay e São Paulo não estão querendo mandar drogas para cá por medo de serem apreendidas também.

A grande questão é: “E agora?”. O direito penal brasileiro é notóriamente fraco em termos de punição. A pena máxima é de 30 anos e é aplicada em poucos casos. O progressão de regime nos crimes comuns para o regime semi-aberto é após 1/6o da pena, momento que os condenados geralmente consideram momento de liberação. Existem muitos elementos corruptos na policia que ganha salários baixos pelos riscos que correm.

A instalação de UPP’s se mostrou eficaz nas favelas da Zona Sul, mas somente a UPP do Alemão necessita de 2200 policiais, mais do que o efetivo nos outros 14 UPP’s já instalado. Será que o estado vai poder continuar os UPP’s com a vinda do PEC-300? Será que futuros governos continuarão a politica de segurança atualmente atuada? O será que é só para Inglês ver e após 2016 tudo volte ao status quo ante? Ou será que finalmente os traficantes se tornam inteligentes e acabam com seu arsenal e a venda ostensiva de drogas nas favelas e adotam uma estratégia mais humana como os da Europa e dos Estados Unidos?

Anúncios
Esse post foi publicado em Direito Penal, Segurança Pública e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s