Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro cria banco de dados do Registro Civil das Pessoas


O TJ do Rio de Janeiro inaugurou um banco de dados para a busca de informações de nascimentos e óbitos, integrando assim os 80 cartórios do Registro Civil do estado. A busca custará R$ 13.87 em vez dos R$ 2.01 por cartório por busca de bloco de cinco anos. Facilitando a vida dos pessoas que perderam seus documentos e precisam de uma segunda via mas não sabem em qual circunscrição seu certidão de nascimento foi lavrado.

A partir de hoje é possível fazer a busca de nascimentos e óbitos desde Agosto de 2007. A intenção é que o sistema conterá todos os dados dos últimos 50 anos, ampliando o sistema a cada 12 mezes com 10 anos de dados.

Para fazer a busca, o interessado deve procurar um Cartorio do Registro Civil ou protocolar no site do TJ (www.tjrj.jus.br) e pagar um GRERJ emitido pelo site.

Creio que é um bom passo para frente, mas ao meu ver, isso não é obrigação do Tribunal de Justiça, mas do Governo Federal. Está na hora de acabar com este sistema arcaico de Cartórios que não estão integrados. Na Holanda, o registro, além de ser positivo para bens moveis, é totalmente integrado há anos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Direito Civil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s