Os beneficios para a sociedade da legalização do uso de Maconha


Este tema polêmica é abordada há anos e tem defensores pro e contra a liberação.
Atualmente ficou como destaque em alguns jornais pelo polêmica causada por uma materia na folha de São Paulo que diz que o deputado federal Paulo Teixeira é a favor do plantio de maconha por cooperativas, como se vê no estado de California nos EUA.

Como holandês tenho um angulo diferente deste tema pois vivi a minha adolescência em pais onde o uso e a venda de pequenas quantidades (até 32 gramas) de maconha é liberada. Digo o uso pois o plantio e comercialização de grandes quantidades é proibida. No caso de venda, a política é de tolerância. Os “coffeeshops” não são impedidos pelo poder público de vender a maconha abertamente enquanto segue algumas regras e não causam transtornos.

É conhecimento geral que a maconha, como droga, não vicia tanto quanto a grande maioria de outras drogas como por exemplo o álcool e da mesma forma é bem menos nocivo para o corpo, tanto que existem vários beneficios medicinais. São estes que são a base dos programas de maconha medicinal em vários estados dos EUA. Assim pergunta-se por que os governos no mundo inteiro gastam fortunas em dinheiro para tentar manter a proibição que surgiu durante o governo de Nixon por que o chamaram de meio utilizados pelos comunistas para manipular a cabeça dos jovens americanos.  Por isso a maconha, na classificação americana é de nível 1 enquanto a cocaina é de nível 2.

Hoje em dia, grande parte do foco do trabalho policial é dirigida a impedir a venda e o transporte de maconha. Este esforço caro poderia ser utilizado no combate de trafico de drogas pesados e mais importante ainda o combate ao trafico de armas.

Com a política atual, o trafico de qualquer droga esta nas mãos das mesmas pessoas. A legalização do maconha tira ela dos morros para a venda legalizada. Assim, o usuário de maconha não necessariamente entre em contato com aqueles que tem interesse de vender outros produtos que criam uma renda e uma dependência maior.

Alem de liberar esforço policial do combate de maconha, a venda legalizada ainda traz um grande beneficio em impostos que pode ser usada para o investimento no combate do narco-trafico e no combate de trafico de armas. A liberação só traz benefícios para a sociedade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Direito Comparado, Direito Penal e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Os beneficios para a sociedade da legalização do uso de Maconha

  1. brxdestructor disse:

    Vc deveria ler mais sobre as consequências desta política na holanda, e os diversos prejuízos decorrentes de tal política, onde atualmente pensam em proibir novamente o uso e consumo de drogas!

  2. andre araldi disse:

    demoro !

  3. Cariokinha disse:

    brxdestructor vc so pode esta viajando mas os usuarios de maconha são pressos como bandidos apanham de que devia nos proteger isso e justo??
    humilham os usuario de maconha eu sou ex ususario so voltarei a usa-la quando eu tiver o meu próprio cultivo pos não darei dinheiro para os traficantes.

    PS: esqueceu de colocar a diminuição das mortes de inocentes e policias e etc…

  4. paulo disse:

    se vai libera a maconha ,por que não o crak,a cocaina, se esses drogados querem morrer então deixa essas peste morrer…………….. sou feliz e não preciso dessas merdas que faz muitas mães chorar ,,,,

  5. wellingtoncaruaru tem que liberar

  6. PH disse:

    “Tem é que industrializar, colocar num maço de maconha, assim como acontece com o cigarro que é uma droga lícita. Compraria quem fosse maior de 18 anos. Quanto a venda, isso ficaria sendo responsabilidade e fiscalização de órgãos arrecadadores da receita. Isso seria bom para o governo que iria aumentar a arrecadação de impostos com a venda da erva e, acabaria com as prisões de usuários e traficantes, diminuindo os prisioneiros, conseqüentemente menos gastos com população carcerária.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s